Lustres e pendentes

Lustres e pendentes: Saiba qual é a diferença é a melhor opção para a sua sala

Casa Diversos

A iluminação de um local é parte essencial da decoração. Dessa forma, lustres e pendentes bem escolhidos são essenciais.

Contudo, a escolha desses itens deve ser feita com cuidado, levando em consideração a decoração escolhida. Da mesma forma, o tamanho do cômodo, o estilo e o clima do local precisam ser considerados na hora de escolher entre um lustre ou um pendente. Confira a seguir.

Por que a iluminação da sala deve ser planejada?

A iluminação de uma sala influencia muito o clima do ambiente. Assim, nada melhor do que usar isso ao seu favor, planejando a iluminação da sua sala e fazendo com que sirva ao seu propósito. 

Sendo assim, lustres e pendentes são itens que podem ajudar e muito na iluminação do seu cômodo. A escolha deles vai variar dependendo da proporção, estilo, tamanho e outros aspectos.

Qual é a diferença entre lustres e pendentes? 

Embora sirvam para iluminar o ambiente, lustres e pendentes têm diferenças significativas que você precisa levar em consideração na hora de decorar o ambiente. 

Os lustres, por exemplo, geralmente são grandes, e são compostos por vários braços com lâmpadas em cada um. Podem ser feitos de vários materiais como vidro, cristal e metal. Você pode escolhê-los se estiver planejando dar ao cômodo um toque mais clássico, por exemplo.

Por outro lado, os pendentes são peças menores e são sustentados por cabos ou fios. Se você quer dar à sua decoração um tom mais moderno, os pendentes são uma escolha excelente.

Proporção 

No momento da sua escolha entre lustres e pendentes, leve em consideração o tamanho do espaço do ambiente. Se o local for bastante amplo, colocar um lustre é uma ótima escolha, afinal, ele irá se destacar no espaço por conta do tamanho.

Porém, se o espaço da sua sala é menor, os pendentes são os mais indicados, mantendo assim, a descrição do ambiente.

Estilo 

O mercado atualmente conta com uma infinidade de estilos de lustres e pendentes. Seja qual for o seu gosto: clássico, contemporâneo, ousado ou industrial, você vai encontrar a opção de iluminação perfeita para você.

Assim, lembre-se de que você não precisa se prender a apenas um estilo. Desde que consiga combinar de forma harmoniosa, sua decoração pode mesclar duas ou mais classes de decoração. 

Formato 

O formato que você escolher para os lustres e pendentes em sua decoração vão ser de grande influência no clima do ambiente. Você pode combinar formatos variados, porém, lembre-se de que a cor dos objetos precisa ser levada em consideração.

Afinal, a coerência visual é importante para dar uma sensação de uniformidade e organização ao ambiente.

Qual é a melhor opção para colocar na sala? 

Cada sala em sua casa serve a um propósito e, semelhante a isso, sua decoração e iluminação precisam estar em consonância com ele.

Sendo assim, são várias as opções de lustres ideais para salas de estar, de jantar ou mesmo corporativas. Confira a seguir.

De estar 

Para uma sala de estar mais ampla, o ideal é que você opte por um lustre que deve ficar no centro dela, logo acima da mesa de centro. Analise o estilo da sua decoração para escolher o lustre ideal. Por exemplo, se sua sala de estar tem um tom mais clássico, lustres de cristal serão ideais.

Da mesma forma, se sua sala de estar tiver um tamanho menor, os pendentes são a opção ideal. Pendentes em formato de cristal são uma tendência bastante atual, enquanto que pendentes de cristal dão aquele ar mais clássico.

Outras opções que você pode considerar, a depender da decoração escolhida são:

  • Pendentes de bolas de vidro;
  • De alumínio;
  • Feitos de metal e acrílico;
  • Cúpula na cor preta.

De jantar 

A sala de jantar é um local para reunir família e amigos para participarem de uma refeição agradável e partilhar bons momentos. Dessa forma, a decoração deve favorecer a interação social com um ar despojado, sóbrio ou mesmo animado. O importante é que seja aconchegante.

Dessa forma, lustres coloridos em acrílico, feitos de cristal ou em formato de candelabro são excelentes escolhas. Já se você prefere pendentes, aqueles em trio estão em alta e são perfeitos para a decoração de uma sala de jantar.

Corporativa 

Um ar mais sóbrio é essencial para uma sala corporativa. Tão importante quanto, o ambiente precisa ser agradável, aconchegante, bonito e impactante. Designs minimalistas estão em alta, porém os clássicos e contemporâneos também são ótimas opções.

Assim, você pode optar por lustres com pingentes de cristal ou de aço. Se preferir pendentes, os retangulares com quadrado de cristal darão ao ambiente um ar moderno.

Qual é o fio ideal para usar em lustres e pendentes?

Além de decorar, os lustres e pendentes precisam ser instalados de uma forma segura, sem perder o estilo nem prejudicar a decoração do ambiente.

Sendo assim, o fio ideal para eles são os feitos de cabo PP. Você também pode optar por soquetes ou lâmpadas de filamento. O importante é que, além de seguros, combinem com a decoração do ambiente.

Agora que você já conhece as principais características dos itens de iluminação para decoração, deixe aqui sua opinião. Você prefere lustres ou pendentes? Qual acha que é o mais adequado para a decoração da sua casa?

Acima de tudo, não se esqueça de que o mais importante em uma decoração é a sua identidade. Escolha os elementos de acordo com suas preferências de estilo e personalidade. Assim, terá um ambiente bonito, aconchegante e que combina com você.