Carreira pública

6 Melhores cursos para começar na carreira pública

Diversos Tecnologia

Ser um servidor público é o objetivo de muitas pessoas. Isso porque a carreira pública propicia uma boa remuneração, muitos benefícios e principalmente estabilidade.

Muitos concursos públicos oferecem estabilidade após 3 anos de trabalho. Essa é uma vantagem que chama a atenção de muitos candidatos. Essa estabilidade é proporcionada pela maioria dos órgãos públicos, exceto quando é especificado no edital que a contratação é temporária.

Além disso, a remuneração para boa parte dos cargos na carreira pública é muito atraente, ficando na maioria das vezes acima do salário mínimo, além de benefícios para o servidor público.

Diante de tudo isso, a carreira pública chama a atenção de muitas pessoas, o que gera muita concorrência para conseguir ser convocado em um concurso público.

Devido a tanta concorrência, é necessário estudar muito para conseguir a aprovação tão desejada. Mas algumas pessoas ficam sem um norte de como começar a estudar para entrar na carreira pública.

Existem alguns cursos que podem te ajudar a ingressar na carreira pública. Esses cursos podem ser cursos rápidos com pouco tempo de duração, mas podem chegar também a cursos de nível superior para uma preparação mais profunda.

Se você já possui um curso de nível superior, talvez seja ainda mais fácil conseguir a aprovação, mas isso não dispensa a necessidade de continuar estudando, devido a grande concorrência para ingressar na carreira pública.

Como começar uma carreira pública?

Todos os anos são abertos diversos editais para concursos públicos. Esses editais podem ser municipais, estaduais e federais, de acordo com cada órgão que está ofertando as vagas.

Algumas pessoas passam anos estudando para conseguir começar a carreira pública. Na verdade, alguns concursos exigem um altíssimo nível de conhecimento para conquistar a aprovação e muitos anos de estudos para que a pessoa consiga ser convocada.

Já outros concursos públicos podem ser conquistados com nível médio de conhecimento, sendo necessário apenas pouco tempo de estudo.

De qualquer forma, para conseguir começar na carreira pública é necessário estudar. Não existe outra alternativa para obter sucesso nesse sentido.

Conheça os 6 melhores cursos para começar na carreira pública

Se você deseja ingressar na carreira pública, alguns cursos podem te ajudar a atingir esse objetivo. Como vimos, o estudo é essencial para obter sucesso, mas você fizer um desses cursos, ou já tiver alguma dessas formações, você pode ter mais chances de passar em um concurso público.

Administração pública

No curso de administração pública você vai aprender mais a respeito das estruturas públicas e como cada estrutura contribui para o desenvolvimento da sociedade.

Neste curso você vai entender vários aspectos de como ocorre a administração e divisão de responsabilidades entre os governos de acordo com o interesse público.

Muitos concursos cobram esse tema e fazer um curso de administração pública pode ser a diferença entre aprovação e reprovação.

Para um curso mais completo, que também pode abranger outros aspectos importantes para começar na carreira pública, uma faculdade de direito pode ser muito interessante. Mas se você procura por algo a curto prazo, você pode fazer um curso livre na área de administração pública de curta duração.

Segurança pública

Se você tem o objetivo de começar a carreira pública na área de segurança e preservação da vida, esse é o curso ideal. O curso de segurança pública propicia o conhecimento necessário para a realização de concursos nas áreas do corpo de bombeiros, policia militar, policia civil, policia rodoviária, policia federal, policia municipal e outras áreas relacionadas à segurança pública.

Esse curso com certeza é ideal se você deseja fazer carreira pública em algum desses órgãos de segurança pública. 

Direitos humanos

O curso de direitos humanos é muito cotado também para começar a carreira pública. Diversos editais para concursos públicos dispõem dos direitos humanos como área de conhecimento necessária para obter uma boa nota na prova. 

Existem vários cursos livres de direitos humanos disponíveis. Além disso, se você deseja se aprofundar mais nesse e em outros assuntos do tipo, pode ingressar em uma faculdade de direito.

Constituição federal

Todo concurseiro que se preze precisa ter o mínimo de conhecimento na constituição federal para começar na carreira pública. Afinal, esse é o código que rege vários conceitos da carreira pública.

Assim como alguns outros cursos, você pode fazer um curso rápido da constituição federal, mas também pode fazer um curso superior de direito para se aprofundar mais nessas questões.

Pedagogia

Saindo um pouco do direito, a área de saúde também é uma boa opção para começar na carreira pública, principalmente se você já possui algum curso superior de licenciatura. O curso de pedagogia é apenas um exemplo de curso na área de educação para ingressar na carreira pública.

Enfermagem

A área de saúde também é uma área muito requisitada para concursos públicos. Todos os níveis da enfermagem, por exemplo, costumam surgir diversas vagas em concursos públicos.