Mercado de trabalho: 4 dicas para empreender

Finanças

Diante de um cenário econômico incerto e com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, empreender tem sido a alternativa para muitas pessoas sentirem-se seguras ou até mesmo simplesmente garantirem uma fonte de renda.

Os altos índices de desemprego acabaram acentuando um problema antigo do mercado de trabalho. Pessoas com pouca ou nenhuma experiência perderam espaço já que vários profissionais experientes estão disponíveis para contratação.

Outro cenário que se vive são de pessoas que viram na demissão uma oportunidade para agir, colocar seus planos em prática e empreender. Assim como qualquer atividade, empreender envolve riscos e por isso é importante estar atento a alguns pontos durante essa jornada, confira a seguir 4 dicas para empreender.

PLANEJAMENTO

Pode ser que há tempos você visualize seu próprio negócio e possua anos de experiência com a atividade que planeja exercer, como instalação e manutenção de motor weg 2cv, por exemplo, mas isso não é o suficiente.

Empreender significa gerenciar uma empresa inteira e você será responsável não só pela execução do trabalho em si, mas pelo planejamento, controle financeiro, prospecção de clientes, certificar-se de ter as documentações necessárias dentre várias outras responsabilidades.

O mercado de trabalho e o ensino regular geralmente não preparam o profissional para a maioria dessas tarefas, portanto planejar com antecedência e buscar os conhecimentos que lhe faltam pode ser fundamental para o sucesso do seu negócio.

PARTA PARA A AÇÃO

Por insegurança algumas vezes o empreendedor acaba se prendendo à etapa de planejamento por mais tempo do que o necessário, portanto é importante lembrar que é preciso agir. 

Ninguém estará 100% pronto e esperar por esse momento é uma ilusão, portanto compreenda que haverá dificuldades e falhas e siga em frente persistindo.

ESTABELEÇA OBJETIVOS REALISTAS

Ao acompanhar cases de sucesso pode-se criar a ilusão de que empreender é fácil e trará resultados rapidamente e isso pode acabar frustrando o empreendedor. Estabeleça metas e objetivos de acordo com o seu momento e revise no futuro.

Se planeja atuar no segmento de instalações elétricas tenha em mente que pode ser preciso iniciar com atividades simples como substituição de conectores elétricos como forma de mostrar seu trabalho e formar clientela, provavelmente você não irá faturar o quanto deseja ou escolher quais trabalhos executar logo no começo.

NÃO SE ISOLE

Tenha pessoas com quem contar, sejam parceiros profissionais ou pessoas da sua família que te apoiem. Crie redes de conexão com outros profissionais da área e fornecedores, isso garante que você tenha a quem recorrer se necessário e também pode proporcionar oportunidades de negócio.

Colabore com outros profissionais, faça parte de uma comunidade e agregue valor. Compartilhe com as pessoas suas necessidades, se está precisando de uma máquina de gelo industrial talvez alguém possa dar uma indicação valiosa para você.

Não importa qual seja sua motivação inicial, saiba que empreender não é tão simples quanto alguns fazem parecer, isso irá te ajudar a não se desmotivar no primeiro problema. 

Lembre-se também que mesmo com as dificuldades você deve persistir pois os resultados virão sim com o tempo e é bem provável que você se arrependa por não ter tomado a decisão de empreender antes.