Móveis planejados, modulados ou marcenaria?

Casa

Escolher os móveis da casa, escritório ou qualquer que seja o ambiente, é uma tarefa difícil, mas também muito gostosa. Pode não parecer, mas encontrar a mobília ideal é sim complexo, porque mais do que bonitos, móveis devem ser funcionais e resistentes. 

Se o cômodo for pequeno então, essa dificuldade só aumenta. Se você está nessa fase, com certeza, já percebeu que o mercado oferece diversas opções para mobiliar um espaço. 

Independentemente de qual tipo de móvel escolher, conforto, funcionalidade e aconchego devem ser os aspectos principais dentro dos ambientes. Além é claro, de demonstrar a personalidade e bom gosto dos proprietários.

As opções que podem oferecer estes benefícios são os móveis planejados, sob medida e os modulados.

Já ouviu falar em móveis modulados? Se sim, sabe a diferença dessa opção para os planejados e os de marcenaria? São vários termos que podem te confundir e apesar de parecidos visualmente e alguns acharem que são vários nomes para a mesma coisa, não é!

Então você deve estar se perguntando as diferenças entre essas alternativas, qual o melhor e mais recomendado e qual escolher. A resposta é: depende. Cada tipo tem suas particularidades e, por isso, devem ser escolhidos de acordo com as necessidades e preferências de cada um. 

É exatamente isso que veremos a seguir, o que são móveis sob medida, modulados e planejados. Assim, saberá exatamente qual escolher e qual tipo se encaixa perfeitamente no seu ambiente. 

O que levar em consideração ao escolher os móveis ideias? 

Não existem regras para escolher um móvel, mas sim, algumas recomendações. Mobiliar um ambiente apenas pela beleza dos móveis é um erro bastante comum, mas que pode trazer diversas dores de cabeça ao longo do tempo.

É claro que escolher opções que combinem com o estilo dos proprietários e que harmonizem com o restante do cômodo é importante para ficar visualmente agradável. 

O que queremos dizer é que a escolha não deve ser baseada nesse aspecto. A qualidade deve ser um dos principais pontos a serem analisados. Precisam ser móveis resistentes, mesmo que um pouco mais caros. 

Isso porque, ao longo do tempo, o custo-benefício das peças de qualidade são muito maiores. Guarda-roupas, por exemplo, muitas vezes abrimos e fechamos as portas sem nenhuma delicadeza pela correria do dia a dia.

E tem algo mais irritante do que porta de guarda roupa emperrando? Ainda mais as de correr. São situações como essa que fazem a diferença no dia a dia e que se tornam dores de cabeça futuramente. 

Tamanho e funcionalidade são bastante importantes também. Especialmente em lugares pequenos, esses dois aspectos devem andar em conjunto. Para aproveitar bem o espaço, é bom que os móveis sejam multifuncionais e tenham o tamanho exato do cômodo. 

Agora que já sabe o que levar em consideração ao escolher o tipo de móvel ideal para você, veja as melhores opções que o mercado oferece. Vamos lá? 

Móveis modulados: o que são?

São as opções encontradas nas grandes lojas de móveis e eletrodomésticos. Os modulados são feitos a partir de uma produção em massa com medidas padronizadas e design pré estabelecido. 

As peças são feitas separadamente e se encaixam entre si, então podem ser modificadas de acordo com suas necessidades e preferências. Porém, essa versatilidade é pequena, podendo alterar apenas alguns detalhes. 

Alternativas mais baratas e fáceis de serem encontradas, mas por contarem com uma produção em série, não apresentam tanta qualidade quanto as que citaremos a seguir. Existem limitações de cores e acabamentos, da mesma forma, que de tamanhos. 

Entenda o que são móveis planejados

Pelo nome, muitos podem pensar que os móveis planejados são feitos especialmente para cada cliente. Mas na verdade, não são. Apesar dos programas nos computadores que montam os projetos junto aos gostos das pessoas, essas opções também são feitas por moldes pré fabricados. 

Essa alternativa é feita pela fabricação de modulados, processo em que todas as peças são feitas em medidas padrão, determinadas pela fábrica dos materiais. Então são iguais ao modulados? Não!

As peças têm tamanhos já estabelecidos mas que se encaixam entre si, formando os móveis de acordo com as necessidades dos clientes. Um bom diferencial desse tipo de móvel é que é possível escolher seu acabamento – fosco, brilhante, cores etc. 

Por fim, os móveis sob medida

Os móveis sob medida são os mais resistentes e personalizados aos gostos e necessidades dos clientes. O projeto será feito do zero com base no tamanho exato necessário, com a finalidade que escolher e cada peça tem um corte específico que auxilia na funcionalidade do móvel. 

São móveis exclusivos e personalizados feitos em marcenaria, o que é outro benefício desta opção. A qualidade é bastante alta, dando mais durabilidade à peça e possibilita acabamentos diferentes, com molduras especiais, cores e outros aspectos.