NR 12: Entenda melhor os objetivos das novas alterações

Benefícios / Governo

Com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento das indústrias e deixar o normativo NR 12 ainda mais claro e sem margem para dúvidas quanto a sua interpretação, o Governo propôs algumas alterações que foram atendidas na atualização desse normativo.

Para ajudar aos nossos leitores a entender melhor essas mudanças, decidimos fazer esse artigo citando algumas das alterações e qual o objetivo delas. Confira!

Conhecendo as mudanças da NR12

Para atender a norma com máxima eficiência e evitar riscos não só legais, mas também de segurança para os profissionais que atuam no ambiente industrial, é muito importante que seja contratado empresas especializadas no assunto como a normatiza nr 12, pois assim você terá certeza de que atende todos os pontos dos normativos de segurança.

Para que você conheça melhor as modificações da NR 12 atualizada, separamos abaixo alguns dos principais pontos:

Mudança 1: Com o intuito de incentivar a modernização das industrias e as inovações tecnológicas, a atualização da NR 12 facilitou a implementação de novas maquinas.

Se os equipamentos e maquinas importadas estiverem dentro dos padrões de segurança internacionais, não precisaram mais se adequar a NR 12.

É importante destacar que ainda sim, será necessário atender aos padrões de segurança dessa norma, observando a IEC, a ISO 13849 e as normas vigentes no país, como a ABNT e a NBR.

Mudança 2: A NR 12 atualizada especificou de forma mais detalhada as máquinas e equipamentos que estão dispensados das exigências de segurança desse normativo, dentre eles podemos citar:

  • Equipamentos estáticos;
  • Ferramentas portáteis;
  • Ferramentas semiestacionárias;
  • Máquinas certificadas pelo INMETRO.
  • Máquinas classificadas como eletrodomésticos;

Mudança 3: Outra modificação foi quanto à ergonomia de máquinas e equipamentos, por existir um normativo específico para isso que também deve ser consultado pelas industrias, a atualização tornou esse ponto do normativo mais enxuto.

Mudança 4: As modificações também abrangeram técnicas referentes a segurança e as linhas de corte temporal.

As máquinas fabricadas antes das mudanças da NR 12 e que estavam dentro das normas vigentes na época da fabricação, continuam a ser consideradas seguras, não sendo necessário a adequação as novas medidas de segurança.

Mudanças na NR 12 são vantajosas para as indústrias!

As mudanças feitas nessa norma têm por objetivo trazer impactos positivos sobre as indústrias, propiciando uma maior produtividade e mais simplicidade na implementação de novos maquinários.

Por isso, as alterações da NR 12 foram acolhidas com bastante entusiasmo, pois foram vistas como um incentivo governamental ao crescimento da indústria.

E você, quer saber um ouço mais sobre a NR 12 atualizada? Então, fique atento ao nosso blog e confira nossos artigos sobre o assunto!