Odontologia estética: Entenda tudo sobre este conceito que vem mudando a vida de diversas pessoas

Saúde

Muitas pessoas relacionam a odontologia estética com o cuidado, aparência e tratamentos que visam deixar o sorriso mais harmônico, brilhante ou alinhado. 

Ainda que essas intervenções, de fato, realizem melhorias cosméticas importantes, esse cuidado apresenta muitas outras vantagens para a saúde das pessoas.

Também conhecida como dentística, essa área de especialização da odontologia tem como objetivo principal conciliar o cuidado com a aparência dos dentes, juntamente com a manutenção da saúde e a integridade estrutural de toda a arcada dentária.

Assim, através de procedimentos como a aplicação das facetas cerâmicas ou do aparelho ortodôntico, o dentista é capaz de melhorar questões que afetam a saúde geral dos pacientes, como:

  • Melhora do processo mastigatório;
  • Desenvolvimento da nutrição;
  • Prevenção de dores crônicas de cabeça e pescoço;
  • Aprimoramento da fala e da respiração;
  • Diminuição no acometimento de doenças orais.

Mas, além disso, a atenção com a aparência dos dentes é capaz de interferir nos processos sociais, na qualidade dos relacionamentos, na capacidade de falar ou rir abertamente em ambiente de trabalho, na manutenção da autoestima e na qualidade de vida como um todo.  

Tipos de procedimentos realizados pela dentística

O número de brasileiros que se sentem insatisfeitos com o próprio sorriso e desejam a realização de tratamentos que corrijam questões estéticas, tem crescido exponencialmente nos últimos anos e essa é uma tendência que promete continuar por mais algum tempo.

Assim, o setor cosmético odontológico tem se desenvolvido, a fim de possibilitar a harmonização do sorriso e oferecer tratamentos e técnicas mais avançadas, com preços cada vez mais acessíveis.

Entre as intervenções estéticas mais procuradas e realizadas no Brasil, temos:

Restaurações

A cárie é uma das doenças bucais mais recorrentes no país e, ao mesmo tempo em que ela compromete as estruturas dentais, essa enfermidade tem o potencial de deixar o sorriso com um aspecto estragado e mal cuidado.

Por isso, a restauração dental tem como objetivo principal recuperar a estrutura, fazendo com que esta volte a ser saudável e funcional. 

O tratamento, além de remover o tecido cariado, realiza o preenchimento com resina e garante a proteção dos tecidos internos do dente.  

Clareamento dental

Depois das restaurações, as técnicas que permitem a remoção das manchas e a devolução da coloração original do sorriso, são os tipos de intervenção cosmética mais procuradas nos consultórios odontológicos.

Esse procedimento consiste na aplicação de um gel de peróxido de hidrogênio, que irá desfazer as moléculas de pigmento que ficam acumuladas no esmalte dentário e deixam o sorriso com a tonalidade mais amarelada.

Lente de contato dental

A faceta dente, ou lente de contato dental, é uma intervenção que tem ganhado cada vez mais popularidade, especialmente, devido à influência das redes sociais e das celebridades. 

Assim, por meio da confecção de lâminas ultrafinas de porcelana, o dentista consegue dar um aspecto completamente renovado ao sorriso.

Essa técnica permite a correção da:

  • Cor;
  • Tamanho das unidades dentárias;
  • Formato dos dentes;
  • Diastemas;
  • Quebras e trincos.

Além disso, as facetas de porcelana durabilidade podem chegar a 20 anos – quando bem cuidadas –, representando um ótimo custo benefício para os pacientes.

Tratamento ortodôntico

Os problemas relacionados com o mau posicionamento dos dentes e o encaixe incorreto da mordida podem afetar muito mais do que apenas a autoestima dos pacientes, mas também o bem-estar e a saúde geral das pessoas.

Deste modo, o uso de um aparelho ortodontico de porcelana – ou de qualquer outro tipo de acessório parecido –, é fundamental para permitir que o dentista realize a movimentação mecânica das estruturas. 

Isso permite que o profissional recoloque-as no local adequado, permitindo a correção da mordida, de diastemas severos, entortamento dos dentes e da aparência geral.

Esse tipo de cuidado impede a sobrecarga da articulação temporomandibular (ATM), o desenvolvimento de problemas com o crescimento e das dores crônicas de cabeça e pescoço.

O aparelho ortodontico safira também pode garantir uma aparência mais discreta ao tratamento, fazendo com que os adultos e as pessoas que estejam em posições de trabalho mais públicas, se sintam mais confortáveis durante o cuidado.

Vantagens de investir nesse tipo de intervenção

O sorriso é uma parte muito importante das relações sociais e da nossa comunicação não verbal. 

Por isso, o cuidado com a manutenção de uma boa aparência pode ajudar com o desempenho em reuniões e em ambientes escolares ou profissionais, bem como aprimorando a aptidão com os relacionamentos interpessoais.

Enquanto isso, a manutenção da integridade estrutural é capaz de reduzir a falta de concentração, melhorar os níveis de produtividade e facilitar o aprendizado de novas tarefas.