Pisos de madeira: Saiba como conservá-los!

Casa

Os pisos de madeira são os dos mais escolhidos para revestir residências tanto pela forma estética popularmente preferível, quanto pelas questões de durabilidade comprovadas.

Sobre esse ponto, no entanto, é preciso que donos de casas e apartamentos que escolhem por esse tipo de piso se preocupem em algumas questões básicas de cuidado, que podem fazer o piso de madeira ecológica para deck durar muito mais tempo do que o esperado.

Para isso, entender mais sobre as práticas de limpeza, disposição de objetos e produtos, e até mesmo o posicionamento dos pisos em espaços serão pontos importantes.

No artigo abaixo vamos ver um pouco mais sobre esse assunto, além de trazer alguns dos tipos de piso de madeira maciça mais utilizados e pedidos nas principais lojas.

A escolha pelos pisos de madeira

A madeira é tradicionalmente um dos materiais mais duráveis do mundo. Sempre que extraída de forma legal para ser comercializada, o material, presente em diferentes itens domésticos, se torna um dos principais dentro das lojas e comércios.

Quando falamos em pisos, por exemplo, essa é uma das escolhas mais certas dos clientes. A madeira em pisos se faz cada vez mais presente e isso se dá por suas qualidades.

O primeiro ponto a ser levantado é sua beleza estética, tendo em vista que a madeira, nos seus mais variados tipos, como piso laminado colocado se adequam bem a ambientes internos, fazendo parte, inclusive, da decoração desses espaços.

Outro ponto interessante é a potência que esse piso tem tanto em lugares mais frios quanto aqueles mais quentes, sendo ótimo tanto para esquentar quanto para deixar o ar passar.

Por fim, algo que se mostra cada vez mais presente nas opiniões de quem já investiu nesse material é a durabilidade deste, podendo ficar dentro de uma residência sem nenhum tipo de reparo por anos, ainda que algumas formas de cuidado sejam necessárias.

Quais os modelos mais aplicados?

Existem alguns tipos de pisos de madeira mais utilizados, geralmente, vistos por lojas de construção e decoração como os preferidos de seus clientes. São eles:

  • Decks de madeira;
  • Pisos laminados;
  • Tacos;
  • Assoalho.

Os decks, primeiramente, são os mais populares, principalmente em ambientes externos, podendo durar décadas e ter formatos e cores que satisfazem clientes.

Os pisos laminados possuem madeira em sua constituição, mas são desenvolvidos basicamente em meio a outros materiais, entregando um visual enxuto, com elegância.

Já os tacos, são totalmente feitos em madeira, geralmente encontrados em apartamentos e casas mais antigas.

Tendo em vista a tradicionalidade de seu uso durante décadas, principalmente no Brasil. Sua limpeza, apesar de atenta, faz com que ele dure muito.

O assoalho é um tipo muito mais caro de madeira, pois entrega a pureza de sua extração, sendo destinada quase sempre a casas. Sem dúvidas é o formato mais interessante.

Dicas de conservação eficientes

Como dito acima, para que a madeira dure bastante no piso, uma parte da casa que é utilizada sempre, é importante considerar alguns cuidados básicos, que podem fazer toda diferença em relação aos investimentos em impermeabilização de piso.

O primeiro ponto de importância é a utilização de produtos mais simples, evitando os que possuem mais tóxicos ou que tenham cheiros mais fortes.

A presença dessas substâncias, principalmente, em contato com formatos de pisos que possuem madeiras puras, podem acabar danificando e corroendo o material.

A limpeza deve ser feita sempre com panos secos ou minimamente úmidos, evitando utilizar antes desse procedimento vassouras de cerdas duras, como de madeira, o que pode provocar atritos prolongados que fazem o piso parecer cada vez mais gasto.

É preciso, ainda, ter uma preocupação a mais com a forma de utilização de móveis dentro de casa, fazendo com que a locomoção destes não tenha contato direto com o piso.

Essa sem dúvida é uma forma de prevenir problemas no chão, seja riscando ou até mesmo pelo peso dos itens ali dispostos.

Considerações finais 

Os pisos de madeira são um dos queridinhos dentro das residências, sendo os mais populares de escolha nas lojas, independente do formato que apresentem.

Os cuidados para que esse tipo de material dure por muito tempo devem ser sempre considerados pelos moradores e pessoas que cuidam da residência, promovendo uma conservação e também economia em gastos referentes a obras e melhorias de pisos.