Principais tecnologias digitais para ajudar no marketing em 2022

O ano já começou e, por isso, já passou da hora de determinar as suas estratégias de divulgação e captação de clientes! Por isso, conheça hoje quais são as principais tecnologias digitais para ajudar no marketing em 2022!

O marketing sofreu algumas mudanças, principalmente para se adequar ao novo perfil de cliente que surgiu, com muito mais exigências e poder de escolha, devido a quantidade de ofertas disponíveis no mercado. 

O marketing é, como sabemos, parte essencial para que uma empresa se mantenha relevante e para que chegue a novas pessoas. Não só isso, mas também para manter os atuais clientes engajados.

Por isso, é necessário estar sempre atento ao que o mercado está oferecendo de mais moderno para oferecer a melhor solução para seus clientes e aumentar suas chances de venda! 

Assim, é possível melhorar a experiência do consumidor, o que reflete em indicações, repetição de compras e na boa imagem da marca. Abaixo , conheça as principais tecnologias digitais para o seu marketing!

Tecnologias digitais são essenciais para o marketing

Existem algumas tecnologias que já são de praxe. Por exemplo, ter um site responsivo, isto é, que se adapte adequadamente na tela do computador ou do celular, é essencial e básico, já que a maioria dos acessos à Internet atualmente são oriundos dos dispositivos móveis.

Igualmente, criar conteúdo para redes sociais e blogs, bem como usar landing pages e promover a página são estratégias indispensáveis.

Contudo, é preciso ir além para conquistar e encantar novos clientes, e fidelizar os clientes antigos. Tanto abarcar outras estratégias, modernas e novas, quanto alinhar as já existentes com as novas oportunidades que a tecnologia oferece dia a dia.

O mercado oferece inúmeras soluções inovadoras, mas para isso, você precisa conhecer o seu público bem como entender as suas necessidades.

Por isso, não deixe de conhecer agora mesmo 5 das principais tecnologias digitais que podem fazer toda a diferença na melhoria do seu marketing! Assim, garanta que a sua marca chegue em mais locais e, onde estiver, brilhe muito aos olhos do público! Veja a seguir. 

5 principais tecnologias digitais para o marketing

Abaixo você encontra 4 tecnologias que podem fazer muito pelo seu marketing! Com elas você pode atrair ainda mais aqueles que já têm interesse na sua marca. Igualmente, passa a se destacar para pessoas que até então desconheciam sua empresa.

Bots de atendimento cada vez mais interativos

A primeira tecnologia digital para marketing que se destaca em 2022 é o aumento do uso de bots de atendimento. Eles são novidades, é verdade. Mas o que ocorre é que estão em desenvolvimento constante.

Por isso, eles estão cada vez mais modernos no sentido de que conseguem simular a experiência de se falar realmente com um ser humano. Igualmente, elas são rápidas, trazem informações completas e transformam a experiência do consumidor.

Esse é o caso, por exemplo, dos bots que não apenas tiram dúvidas, mas que automaticamente contratam o consumidor – como por WhatsApp – com atualizações da compra ou informações sobre algo que tinha gerado interesse ao cliente.

Portanto, não só usar bots é importante; também é necessário pensar em formas de fazer com que a experiência que ele oferece seja completa e orgânica. 

Inclusão de influenciadores e consumidores na divulgação da marca

Outra das tecnologias que devem ser utilizadas se referem à inclusão dos influenciadores e consumidores na divulgação das marcas. Aqui estamos falando em usar as redes sociais, mas não as da marca, e sim as de terceiros, como estratégia de divulgação.

Por exemplo, com a criação de vídeos, enquetes e outros conteúdos interativos por influenciadores que indiquem a sua marca como solução para um problema. Igualmente, possibilitar a parte dos consumidores conhecer com antecedência e exclusividade um novo produto e, assim, divulgá-lo.

Social Selling: Use as redes sociais

As vendas nas redes sociais também estão entre as tecnologias para marketing em 2022. Aqui estamos falando de uma moderna estratégia que vende dentro das redes. Igualmente, que mantém o contato e a interação com os consumidores.

Você pode apostar em ter, por exemplo, uma persona por meio de um atendente virtual. Ele possui características próprias e uma imagem que representa a sua empresa. Um bom exemplo é a Lu do Magalu, que dá vida à empresa mesmo sendo uma atendente virtual.

Entrega imediata

Ainda, a entrega imediata também está entre as novidades do mundo do marketing. Cada vez mais é necessário que o imediatismo esteja presente. Ele se revela na resposta rápida de atendimento, mas principalmente na entrega imediata do produto.

Cada vez mais marcas fazem parcerias com empresas de entrega que possuem suas próprias transportadoras e prometem a entrega dos produtos em até 24 horas. Isso atrai cada vez mais clientes e melhora a experiência deles!

Experiências 3D

O 3D e outras experiências diferentes e interativas também são ótimas estratégias de marketing que usam tecnologia para 2022. É importante ter em mente que é preciso engajar o consumidor. Para isso, materiais divertidos são importantes.

Por exemplo, é possível permitir a ele um tour pela loja, como com a construção de corredores virtuais ricos em imagens e interações. Da mesma forma, que permitam ao consumidor “experimentar” o produto.

Considere, por exemplo, marcas de tinta que permitem simular como determinada coloração ficaria no espaço da casa do cliente. Para isso, permite a inclusão da cor em uma foto. Ou, então, os provadores virtuais.

Tudo isso é essencial para melhorar a experiência do consumidor! Por isso, aposte nessas tecnologias de marketing para 2022 e tenha um ano produtivo!

Conclusão

As tecnologias digitais para o Marketing chegaram para melhorar a experiência do consumidor, já que eles estão muito mais exigentes, buscando por produtos melhores com valores mais atrativos. 

Dessa forma, tornou-se uma necessidade latente incluir novas tecnologias na dinâmica atual, para que os clientes possam ser atraídos e fidelizados para o negócio! 

Por isso, são tantas as novidades e aumento da interação direta com o cliente, para promover uma proximidade entre o cliente e a marca!