Qual é a importância do francês no Mercado de Trabalho ?

Finanças

O idioma francês no mercado de trabalho atual é muito importante. Afinal, atualmente, não só saber inglês é um diferencial e saber francês pode te abrir muitas portas. 

Mas por que aprender francês pode ser tão importante assim? 

Veja algumas razões porque aprender francês é um diferencial enorme no mercado de trabalho atual. Confira! 

  1. Francês é a terceira língua mais importante da internet  

Na internet, não só o inglês é importante, embora ainda tenha o primeiro lugar. Mas é seguido pelo espanhol e pelo francês. 

Assim, sabendo francês ou estando matriculado em uma escola de idiomas de francês, você terá acesso a muito mais conteúdo online. 

  1. Diversos países no mundo falam francês 

Você ainda acha que só se fala francês na França? Está na hora de mudar seus conceitos. E urgente! 

Só para você ter uma ideia da abrangência da língua francesa, mais de 200 milhões de pessoas falam a língua francesa nos 5 continentes. O francês é a língua oficial de 33 países. 

Ou seja, aprender francês te abre várias oportunidades de comunicação e oportunidades em variados países. 

  1. Idioma oficial de várias organizações mundiais 

Se você opta por aprender francês, então é importante saber que diversas organizações mundiais tais como a Cruz Vermelha, a Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), UNESCO, Fundo Monetário Internacional (FMI) têm o francês como língua oficial. 

Ou seja, aprender francês pode abrir oportunidades em todas essas organizações. 

Além disso, a sede de outras organizações, como o Comitê Olímpico Internacional (COI) são em cidades francófonas, que são cidades cuja língua oficial é o francês. 

Esse é o caso de Lausanne, na Suíça. De fato, a Suíça é um país no qual se fala Francês, Italiano e Alemão, mas a sede do COI fica na cidade de Lausanne, que tem francês como a língua oficial. 

Portanto, se você tem interesse em visitar ou trabalhar nessas organizações, além de simplesmente conhecer a parte francesa da Suíça, saber francês é essencial. 

  1. Exigência do mercado, além do inglês  

Atualmente, o mercado de trabalho já exige bem mais que somente saber inglês. De fato, as empresas consideram que saber inglês é essencial, básico, não sendo mais um diferencial. 

Assim, se você acha que somente sabendo inglês, vai conseguir uma boa oportunidade de trabalho em grandes empresas, não é bem assim. É necessário saber o que além do inglês o candidato para aquela vaga sabe. 

Dessa forma, o que o candidato sabe além do inglês é que representa o diferencial. Portanto, aprender francês torna-se um grande diferencial, em um mundo em que há muitos candidatos para poucas boas vagas de trabalho.  

Aprendendo francês, você multiplica suas possibilidades no acirrado e competitivo mercado de trabalho atual. 

  1. Vasta cultura francesa 

A cultura francesa é uma das mais vastas do mundo. E não importa qual área que você olhe: a França tem uma cultura realmente admirável. 

Começando pela literatura, sabendo francês, você terá acesso às grandes obras da cultura francesa, como os autores Victor Hugo, Julio Verne, Balzac e Proust. 

Em relação a filmes, você poderá assistir aos filmes de Godard, Truffaut, dentre outros, bem como filmes com Juliette Binoche e Alain Delon, por exemplo. 

Além disso, você poderá cantar as músicas de Edith Piaf e Charles Aznavour no idiota original. Demais, não é mesmo?

E a cultura francesa culinária? Você deve saber que as melhores escolas de culinária estão na França. A começar pela Le Cordon Bleu, referência em culinária, existente tanto na França, quanto em Quebéc, a província que fala francês localizada no Canadá. 

Mas, na França existem outras escolas culinárias, que ensinam as famosas e tradicionais técnicas francesas, além de vários restaurantes, caso você deseja estagiar e aprender muito na prática. 

  1. Universidades francesas 

Se você deseja ter uma formação sólida, independente da sua área de atuação, existem várias opções de universidades francesas que poderão deixar seu currículo bastante sólido. 

O programa Ciência Sem Fronteiras, do Ministério da Educação, permite que você estude em universidades francesas, tais como a Sorbonne, na França. 

De fato, o francês é o segundo idioma oficializado pelo MEC. Assim, sabendo francês, grandes oportunidades de formação podem abrir para você. 

Lembre-se que há universidades francesas de renome, tanto em Paris, quanto em outras cidades da França, como em Lyon, por exemplo. 

E você pode pensar em outras instituições em outros países, que também falam francês, como é o caso de universidades em Quebéc, no Canadá, por exemplo. 

  1. Empresas multinacionais francesas 

Certamente, você já ouviu falar de Renault, Citroën, Peugeot, Revlon, Carrefour, La Roche Posay e outras tantas empresas multinacionais, francesas, mas com filiais no Brasil. 

A sede de todas essas empresas é na França, mas elas tendo sede no Brasil, você sabendo francês pode se candidatar a uma vaga, para quem sabe, trabalhar na ponte Brasil-França dessas empresas. 

  1. Francês não é tão difícil para se aprender  

Por ter origem latina, assim como a língua portuguesa, o francês não é uma língua difícil de aprender. 

Ao contrário do alemão, que tem origem anglo-saxônica, a origem do francês torna-o uma língua que pode ser aprendida com facilidade. 

Se compararmos francês com mandarim, por exemplo, ou com japonês, idiomas cuja grafia é completamente diferente do português, aprender francês não é tão difícil quanto parece. 

Então, por essas razões, aprender francês é importante e pode ser um enorme diferencial para você ter maiores oportunidades no mercado de trabalho.