Quarto pequeno: 5 dicas para otimizar o espaço na decoração

Quarto pequeno: 5 dicas para otimizar o espaço na decoração

Casa

Quarto pequeno: 5 dicas para otimizar o espaço na decoração

Quarto pequeno decorado.

Com o crescimento da população, as casas e apartamentos têm sido cada vez mais pequenas. Dificilmente você encontra uma residência com grandes cômodos hoje em dia para vender.

Por isso, os moradores precisam se adaptar à realidade das peças pequenas e aproveitar ao máximo cada espaço.

Na hora da decoração, fica a dúvida de como deixar o ambiente bonito, sem perder o espaço que já é pequeno, principalmente nos quartos.

Então se você tem um quarto pequeno, fica de olho nas dicas que vamos te dar a seguir de como decorar e criar amplitude ao mesmo tempo.

Como organizar um quarto pequeno?

Os quartos pequenos possuem essa desvantagem em relação aos quartos grandes, eles ficam facilmente bagunçados.

Qualquer coisa que esteja fora do lugar já causa a sensação de desorganização, por isso é preciso manter tudo organizado e evitar deixar objetos espalhados pelo quarto.

Você pode apostar em caixas organizadas para guardar aqueles itens que não cabem nas prateleiras, deixar a cama sempre feita, enfim, pequenas alterações que contribuem para um ambiente mais agradável.

Dicas de decoração para quartos pequenos

Alguns truques ajudam a deixar o ambiente com aspecto mais amplo, por isso separamos aqui essas dicas que vão te ajudar na hora de decorar o quarto. Confira:

1- Prefira as cores claras

Quarto com cores claras na parede e detalhes mais fortes.

As cores claras são mais aconselhadas para espaços pequenos pois dão uma sensação de amplitude. O que não significa que você precisa utilizar apenas os tons mais suaves na decoração, as paredes podem ter um toque claro e os objetos decorativos serem de cores mais fortes.

Se você trabalhar com um bom revestimento na parede já é o suficiente para trazer um toque especial para o quarto, uma loja de papel de parede, por exemplo, possui diversas opções de estampas e cores.

2 – Cuidado com o excesso

Muitas vezes nos empolgamos na decoração e queremos colocar vários artigos decorativos no quarto, porém quando falamos de um espaço pequeno é preciso atenção para que não passe do limite.

Se o quarto tiver muitos objetos, pode ficar difícil a circulação no ambiente, o que não é aconselhado já que o quarto além de bonito precisa ser funcional, não é mesmo? 

Se você quer investir nos artigos decorativos, a dica é colocar nas paredes, suspensos de forma que não bloqueie a passagem das pessoas.

3 – Opte por móveis planejados

Caso seja uma reforma ou criação de um quarto do zero, é legal pensar na otimização do espaço que os móveis planejados podem promover.

Estes móveis costumam ser um pouco mais caros do que os móveis normais, porém o custo-benefício pode ser muito maior para que se tenha mais amplitude no quarto.

Um quarto pequeno planejado pode ser mais vantajoso do que um quarto grande mal organizado onde não há planejamento da posição dos móveis.

4 – Invista em espelhos

Você sabia que os espelhos dão a sensação de que o ambiente é maior do que realmente é? Isso ocorre porque ao olhar o espelho você enxerga o reflexo do quarto como um todo.

Para ter esse efeito de amplitude, é preciso que o espelho seja longo, ou seja, que se estenda até o chão. Além dos espelhos, apostar em uma boa iluminação ajuda a deixar o quarto maior visualmente.

5 – Use e abuse das prateleiras

Quando o quarto é pequeno, dificilmente sobra espaço no chão, por isso a opção é investir nos espaços livres nas paredes.

A instalação de prateleiras e nichos é uma ótima dica para deixar objetos decorativos e também coisas que não cabem mais nos armários. Além de funcionais, as prateleiras dão um charme na decoração.

Essas foram algumas dicas de decoração para o seu quarto pequeno, a ideia é sempre manter sua personalidade e bom gosto, mas otimizando o espaço que tem.