Raças de cachorro mais amadas do Brasil

Diversos

Ter um cão significa ter um companheiro para todas as ocasiões. Hoje eles são procurados não apenas para a guarda da casa, mas para acompanharem os donos e terem uma vida digna de reis.

Apesar de não importar qual raça de cachorro você tem em casa (vale até aquele simpático SRD, viu?), que tal conhecer as mais amadas do Brasil? E, independentemente da raça, não se esqueça de manter seu amigo bem alimentado. Para isso, é possível aproveitar desconto em rações, por exemplo.

Pinscher

O pequeno nervosinho está entre os queridinhos dos brasileiros. Apesar de ser confundido com o chihuahua, eles são bem diferentes. O motivo para serem tão desejados? A semelhança com um Doberman, porém, em miniatura. Exatamente por ser barulhento, o pinscher é um ótimo cão de guarda.

Pug

É aquele cão de cara enrugada e bastante carente. Ele é ótimo para quem busca companhia e não deve passar muito tempo sozinho. Além disso, exige cuidados por causa do focinho curto: não o deixe ficar acima do peso e preste atenção em qualquer alteração brusca na respiração do pug.

Maltês

Com pelos macios e brancos, eles são inteligentes, além de cheios de energia. São bons para companhia ou terapia, inclusive recomendados para pessoas em tratamento de depressão. Apesar de gostar bastante de colo, ele também é vigilante e alerta os donos sobre qualquer coisa diferente.

Vira-lata (SRD)

O vira-lata, ou sem raça definida (SRD), também é parte dos cães mais desejados e amados do Brasil. É encontrado em vários tamanhos e cores, mas o caramelo é o mais conhecido, a ponto de ter sido sugerido pela população como símbolo da nota de R$ 200. Seu temperamento varia e você pode adotá-lo a qualquer momento.

Shih-tzu

Este cão já foi parte da realeza chinesa sendo conhecido por seus pelos lisos e longos. É pequeno, de focinho curto e muito brincalhão. Devido ao seu temperamento dócil, é indicado para quem vive em apartamento e para crianças.

Labrador

Após o sucesso do filme Marley e Eu, os labradores conquistaram seu espaço no coração dos brasileiros. Grandes e ativos, eles são usados como cães-guia, mas precisam receber treinamento. Outro detalhe é sobre a facilidade com que se adapta ao ser exposto a situações novas.

Golden Retriever

Muito inteligente, o Golden Retriever pode ser um cão de companhia, terapia ou cão-guia. Fácil de treinar, é bastante ativo e precisa de distrações para não se tornar destruidor. Pode criar rivalidade com crianças, por enxergá-las como irmãos, mas o único que faz é brincar de um jeito mais bruto.

Lulu da Pomerânia

Fofo, pequeno e elegante, assim pode ser descrito o Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia. Gosta bastante de brincar, por isso é uma boa companhia para adultos e crianças. Apesar disso, exige cuidados com seu pelo.

Poodle

O Poodle Toy, aquele menor, está há muito tempo no ranking das raças de cães preferidas dos brasileiros. Ainda assim, outros tamanhos da raça também são bem-vindos. O cão da raça possui pelos cacheados que pedem manutenção (precisam de tosa) e tem como característica a fidelidade aos seus donos.

Lhasa Apso

Pode ser pequeno ou médio e vai exigir cuidado com seus pelos longos. A inteligência e a vontade de brincar com os donos são dois fatores que conquistaram as pessoas e mantiveram a raça no ranking dos preferidos. Surgiu como um cão de guarda, então, pode ter tendência a latir mais.

Dachshund

O “salsicha”, cãozinho de tronco comprido e pernas curtas, surgiu na Alemanha, para caçar texugos e possui focinho longo. Sua personalidade é forte, então ele pode ser bastante teimoso e disposto a enfrentar cães maiores. Carente, gosta de ficar em evidência perto de seus donos.

Gostou de ler o artigo do nosso blog e conhecer as raças de cachorro mais queridas do Brasil? Você tem alguma delas em casa? Lembre-se de dar muito amor e carinho para o seu companheiro de quatro patas.