Sabesp: O que você precisa saber sobre a empresa e seus serviços

Diversos

Por ser uma empresa que abrange um grande território, possuindo milhões de clientes, a Sabesp gera muitas dúvidas nas cabeças de algumas pessoas no que diz respeito ao seu funcionamento geral.

Parte desse anseio por saber mais sobre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo se dá pela importância dos serviços que presta.

Para dar um auxílio neste sentido, neste artigo falamos um pouco mais sobre a Sabesp de 2022, explicando como a empresa vem evoluindo ao longo dos anos.

Além disso, citamos as principais facilidades que a organização implementou para os seus clientes e respondemos como é possível se tornar um funcionário da companhia.

Veja!

A evolução da Sabesp ao longo dos anos

A Sabesp nasceu há quase 50 anos, ainda em 1973, fruto de uma junção de seis empresas que forneciam saneamento básico em vários pontos do estado de São Paulo, por causa do PLANASA (Plano Nacional de Saneamento), comandado pelo Governo Federal da época.

Antes da empresa, outras grandes companhias de abrangência estadual já haviam existido. Foram elas:

  • CCAE (Companhia Cantareira de Água e Esgotos, fundada em 1877);
  • RAE (Repartição de Águas e Esgoto, fundada em 1883);
  • DAE (Departamento de Águas e Esgoto, fundada em 1954).

Nessas quase cinco décadas de existência a Sabesp vem evoluindo e se transformando em uma empresa cada vez mais tecnológica e sustentável.

Recentemente a companhia anunciou uma série de modificações em seu site oficial, motivadas pela necessidade de comportar uma maior quantidade de acessos simultâneos.

Houve também a criação de novos portais, como a Agência Virtual, a criação de um app, o Sabesp Mobile, e a implementação de modernizações nos processos de distribuição de água e captação de esgoto.

Essas melhorias são fruto de acordos que a empresa tem feito para melhorar a sua relação com o meio ambiente, atuando na preservação de mananciais e evitando o descarte de esgoto em córregos, por exemplo.

A melhoria contínua na prestação de serviços é um anseio da população paulista que necessita que a empresa esteja em pleno funcionamento.

Facilidades oferecidas aos clientes hoje em dia

As facilidades observadas pelos clientes no relacionamento com a Sabesp hoje em dia são resultado das transformações que a empresa vem passando. Essas implementações facilitam o dia a dia do cidadão.

Veja abaixo quatro das principais melhorias da companhia nos últimos anos.

Várias formas de pagar a fatura

Antigamente a “conta de água” chegava via correios e precisava ser paga exclusivamente em lotéricas e pontos de atendimento físico.

Porém, em consonância com os avanços tecnológicos, a Sabesp implementou vários meios para o pagamento de faturas, como:

  • Via app próprio;
  • Via app de bancos;
  • Através do site oficial da empresa;
  • Dentre outras.

Inclusive, se o cliente chegar a perder a sua fatura impressa, pode solicitar a 2 via Sabesp nos mesmos canais de pagamento, sem sair de casa.

Diversas formas de entrar em contato e solicitar um serviço

Qualquer um que deseje entrar em contato com a Sabesp hoje em dia, têm essa possibilidade. Veja os principais canais de atendimento da empresa:

  • 0800 011 9911 (região metropolitana de São Paulo) /0800 055 0195 (demais localidades): central de atendimento, que funciona em todo o estado de São Paulo de segunda a sexta, das 7h às 21h;
  • 0800 055 0565: ouvidoria Sabesp;
  • 195: contato para serviços emergenciais;
  • (11) 95976-3843: WhatsApp Sabesp.

Presença nas redes sociais

Para um contato mais informal e prático, a Sabesp criou perfis nas principais redes sociais que estão abertos aos consumidores.

  • Twitter: @sabesp;
  • Instagram: @sabespcia;
  • Facebook: Sabesp Oficial.

De mãos dadas com a tecnologia

A Sabesp também criou ferramentas tecnológicas que facilitam o dia-a-dia de seus consumidores.

Os principais são o app Sabesp Mobile, que pode ser baixado em dispositivos Android e iOS, e a Agência Virtual, que oferece vários tipos de serviços de forma remota.

Como ser um funcionário da Sabesp?

Por ser controlada pelo governo do estado de São Paulo, figurando assim como uma empresa ligada à coisa pública, a Sabesp precisa realizar concursos públicos para fazer a contratação de seus funcionários.

Para ficar por dentro dos concursos abertos, o cidadão pode acessar o site oficial da companhia ou sites especializados. 

Qualquer cidadão, de todas as escolaridades, pode se candidatar por meio dos concursos. Nos editais dos certames ficam dispostas as exigências para cada cargo.

A Sabesp dispõe ainda de vagas de estágio, oferecidas em períodos selecionados e que visam a contratação de jovens estudantes.

O processo para contratação de estagiários também leva em consideração as determinações legais. Novamente, o site da instituição é a melhor fonte de informação também sobre esse tema.

Conclusão

Ao longo deste artigo do blog, o leitor conheceu um pouco mais sobre a trajetória da Sabesp, os serviços oferecidos e algumas facilidades que oferece aos seus clientes atualmente. Informamos também como é possível se tornar funcionário da companhia.

Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!