Saiba os cuidados com a saúde bucal na infância

Saúde

Saiba os cuidados com a saúde bucal na infância

Cuidar da saúde bucal é algo fundamental, independentemente da idade das pessoas. Infelizmente, muita gente ainda não entende isso, principalmente quando falamos da saúde bucal na infância.

Por conta da presença dos dentes de leite, muitos pais acabam achando que não é necessário que as crianças tenham cuidados importantes relacionados a esses dentes. Entretanto, é fundamental que as pessoas mudem esse pensamento.

Se você consultar qualquer dentista de um plano odontologico, ele certamente falará que é essencial que as crianças comecem a ter os cuidados com a saúde bucal desde cedo, mesmo que ainda tenham os dentes de leite. 

Neste artigo, explicaremos o motivo pelo qual isso é tão importante, falaremos das formas que os pais podem incentivar seus filhos e a importância de ter consultas regulares para verificar a condição da saúde dos dentes desde a infância. 

O que é dente de leite?

Para começar, pegamos esse ponto de explicação, falando um pouco sobre o que é o dente de leite. Assim como os dentes permanentes, os dentes de leite são estruturas encontradas na boca. Juntos, os dentes formam a arcada dentária de cada indivíduo. 

A grande diferença entre os dois tipos de dentes é que os dentes de leite são temporários, ou seja, uma hora eles cairão, dando espaço para os dentes permanentes.

O segundo tipo, como o próprio nome permanente já indica, devem ficar posicionados para sempre na boca das pessoas, desde que sejam bem cuidados.

Entenda a importância de cuidar dos dentes desde cedo

Ainda na infância, antes dos 10 anos, é muito comum que as crianças percam basicamente todos os seus dentes de leite, por um processo natural. 

Entretanto, apesar de ser algo inevitável, isso não exime as crianças de cuidarem bem dos dentes de leite, evitando complicações importantes durante esse processo de transição.

Por isso, é fundamental que desde essa fase as crianças tenha algumas práticas importantes relacionada à saúde bucal, tais como:

  • Escovação diária;
  • Uso de fio dental;
  • Acompanhamento dos pais;
  • Acompanhamento clínico.

Essas práticas, quando incentivadas desde cedo, podem ser essenciais para essa transição, evitando que doenças bucais apareçam nesse período.

Como as crianças ainda estão em desenvolvimento, o surgimento de doenças bucais pode ser problemático, visto que, seu organismo ainda não está totalmente preparado para suportar da melhor maneira possível as doenças bucais e de outras partes do corpo. 

Ainda, com esses hábitos desde cedo, as crianças vão pegando o jeito de como devem fazer a higienização bucal, mantendo esses cuidados durante o restante da vida.

Dessa maneira, os pais têm de desempenhar um papel importante nesse processo, já que são eles que devem ensinar como seus filhos devem escovar os dentes da melhor maneira possível, sem machucar o dente e a boca.

A necessidade do acompanhamento odontológico

Outro passo importante que os pais precisam dar para garantir essa qualidade na higienização e nos cuidados com a saúde bucal dos seus filhos, é realizando um acompanhamento odontológico de qualidade, principalmente em um convenio odontologico.

Sabemos que as condições financeiras de cada um são conceitos particulares e individuais, levando em conta a grande desigualdade que existe no Brasil e no mundo. Mas ao mesmo tempo, entendemos que cuidar da saúde bucal deve ser uma das prioridades das pessoas.

Como o atendimento em clínicas públicas podem, em alguns casos específicos, deixarem a desejar, as clínicas particulares cobram altos valores pelas consultas individuais, assim, a contratação de um odonto empresarial, por exemplo, torna-se uma das melhores opções.

Contratando um plano de odontologia que abranja você, sua família e, principalmente, seus filhos, você garante atendimento de qualidade sempre que necessário, podendo fazer um acompanhamento qualificado para seus pequenos.


Com a ajuda dos profissionais odontológicos das clínicas que aceitam a presença de um plano dental coletivo empresarial que você escolher, seu filho terá acompanhamento qualificado desde cedo, e esse processo de habituação e transição dos dentes de leite para os permanentes será muito mais eficaz.

A escolha do plano deve ser feita com cuidado. É importante levar diversos aspectos em consideração na hora de escolher, como o local, os valores, a abrangência, entre outros fatores relacionados ao convenio odontologico empresarial.

Afinal, são diversas as vantagens que os convênios oferecem, mas diferentes pacotes e operadoras podem ser encontrados, devendo ser avaliados para que os serviços atendidos correspondam à expectativa e necessidade do beneficiário.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Leia também: Como conseguir bolsas de estudo