Datas comemorativas

Sem ideias de o que fazer com as crianças nas datas comemorativas de 2022? – confira algumas dicas

Diversos

Existe um estudo que comprova que as crianças devem sempre fazer atividades onde elas possam se desenvolver e crescer de forma mais saudável. Mas, obviamente realizar essas atividades sempre é muito cansativo para os pais, por isso os feriados são datas adequadas para isso.

Iremos disponibilizar para você diversas ideias do que você pode fazer nessas datas comemorativas que envolva as crianças, pois essa é uma grande incógnita para os pais e responsáveis. Confira abaixo:

Por que é importante ensinar as crianças sobre datas comemorativas?

A principal importância de envolver e ensinar as crianças sobre o real significado das datas comemorativas, é que você pode conectá-las com a real essência da história que é o verdadeiro significado. Tudo isso é muito importante para vinculá-las com a verdade por trás das comemorações. Claramente, existe uma maneira certa de abordar esse significado com elas, de uma forma que seja compreensível para esse entendimento, por isso sempre demonstrar exemplos e utilizar figuras de linguagem se for o caso.

É muito importante que elas entendam como essas datas podem ser comemorativas de várias formas, seja por conquistas da história, marcos mundiais ou comemorações em respeito a vida, como é o caso do Natal.

Tudo isso, faz com que a criança evolua de forma emocional, psicológica e social/cultural. Compreenda a seguir, algumas maneiras que você pode incluí-las nessas datas.

Como envolver as crianças em datas comemorativas?

Agora que você já sabe a importância de sempre mostrar aos seus filhos o real sentido das datas comemorativas, vamos entender como você pode implementar as atividades nos feriados. Lembrando, que sempre é importante utilizar uma linguagem mais infantil, de forma que transpareça inocência e diversão.

Tudo que as crianças desejam é encontrar diversão na hora de comemorar essas datas, pois eles ainda não possuem um entendimento formado o suficiente para entender todas as informações e motivos pelos quais aquele feriado foi estabelecido.

Vale ressaltar que fica na sua escolha particular de como você irá explicar todos os significados, por isso iremos citar algumas maneiras de como você pode envolvê-las nas comemorações mais importantes e que são conhecidas mundialmente.

Ano novo

Para os feriados de ano novo, você pode incluir as crianças em atividades que geralmente são feitas nesses dias, como amigos secretos em família, pois eles são plenamente capazes de conseguir entregar os presentes. 

As crianças gostam muito de participar das atividades mais simples, por isso, você pode incluí-las em algumas tarefas, como por exemplo: ajudar a descascar frutas, misturar os alimentos, enfeitar a mesa principal e etc. 

É importante ressaltar também que você pai e responsável pelas crianças, pode sempre procurar saber de atividades que a prefeitura de sua cidade disponibiliza nessas datas, como apresentações, circos, passeios de trenzinho e muito mais.

Páscoa

Na páscoa acaba sendo mais fácil divertir as crianças, pois como a alegria da páscoa é receber os ovos de páscoa, você pode brincar de caça ao tesouro que é uma maneira bem divertida de entregar os ovos para eles.

Além disso, a páscoa possui um significado bem maior do que os ovos de páscoa, então esse é o momento de você contar história e dizer o real significado dessa data. Terá muito mais sentido na mente das crianças poder entender os motivos pelos quais este feriado é comemorado desta maneira.

Dia das mães

O dia das mães é um dia muito especial para as crianças, pois na escola se é comemorado com apresentações feitas por eles. Então, dentro de casa mesmo, o pai pode estimular essa criança a fazer um presente à mão para a sua mãe.

Assim também em datas como o dia dos pais, onde esse tempo de qualidade pode ser muito bem aproveitado fazendo presentes autênticos e também você pode aproveitar e sair com o seu filho para algum passeio externo.

Outras datas

Existem datas que também são importantes, como o próprio dia das crianças que é onde elas ficam ansiosas para receber presentes e brindes de lojas, aproveitando também as brincadeiras comunitárias e outros benefícios que esse feriado fornece. 

Tudo isso produz na mente da criança um anseio por essas datas, pois eles entendem que nesses dias serão dias onde eles poderão se divertir e aproveitar melhor.

Em outros tipos de feriados, é sempre interessante que você conte a história por de trás e realize alguma atividade para que ele cresça conhecendo mais sobre as culturas e razões sociais dos feriados.

Neste artigo, você pode ter acesso às ideias principais de como você pode envolver as crianças nos feriados mais comuns que se tem hoje em dia. Afinal, é muito importante que elas tenham esse acesso com a verdade por trás das comemorações, pois tem grande capacidade de influenciar em seu crescimento e desenvolvimento infantil.