Software na Área da Saúde: Benefícios e Aplicações

Tecnologia

Com as evoluções conquistadas pela tecnologia, os softwares na área da saúde também tiveram mudanças significativas, impactando diretamente na otimização dos processos nesses ambientes.

Assim, se você atua na área da saúde e deseja saber como e porquê implementar essa ferramenta no seu consultório ou clínica, saiba que esse artigo é feito para você, pois vamos reforçar os benefícios de apostar em um software para essa área.

Continue a leitura para conhecer todas essas inovações.

  1. Facilidade para agendamentos

O agendamento feito de forma adequada é um fator importante na área da saúde, principalmente porque os procedimentos demandam prazos diferentes para serem realizados e é preciso considerar o tempo de espera.

Assim, é possível conciliar desde aqueles que farão procedimentos mais longos, como pode ocorrer na extração de dente, até a troca de borrachas nos braquetes que costumam ser mais ágeis.

Para isso, é preciso considerar as complicações que podem surgir nos tratamentos para ter um bom controle de agendamentos e para que os clientes não fiquem esperando muito tempo.

Com as otimizações tecnológicas, hoje é possível encontrar softwares que auxiliam nessa organização, enviando até mesmo lembretes para clientes.

Isso ajuda bastante a diminuir faltas, bem como traz a possibilidade de realizar encaixes, lembrar os preparativos que podem existir. 

Assim, com esse lembrete, o cliente tem mais confiança para avisar algum imprevisto e você não fica esperando-o, podendo até encaixar uma outra pessoa no lugar.

  1. Otimização do tempo de espera

Mesmo considerando um intervalo entre os pacientes, é possível que surjam consultas de emergência ou imprevistos que venham acontecer.

Desse modo, mesmo que a quantidade de pacientes não seja alta, pode ser que haja uma “fila de espera” para a realização dos tratamentos.

Ao disponibilizar os softwares de gerenciamento, é possível não só criar a aba de agendamento para os pacientes registrarem seu interesse em saber quanto custa um clareamento dental, mas gerenciar quantos pacientes estão aguardando e qual o tempo previsto de espera.

Essa ferramenta é muito útil para os médicos e recepcionistas, que poderão informar e tranquilizar os ânimos daqueles que estão aguardando – principalmente em situações em que surgirem procedimentos de emergência.

  1. Comunicação efetiva

Se tratando de um ambiente digital, fica mais fácil realizar a comunicação com os clientes, que se torna cada vez mais necessário para cativar, fidelizar e otimizar os atendimentos.

Assim, estar presente nas redes ou em um ambiente em que você está conectado digitalmente, como um aplicativo próprio, pode ser muito vantajoso para criar um canal de comunicação com os seus pacientes.

Essa ferramenta pode, ainda, trazer mais comodidade para sanar dúvidas e facilitar as solicitações de agendamento.

Afinal, não é preciso ir até a unidade odontológica para, por exemplo, mudar o horário da manutenção do seu aparelho ortodontico.

  1. Pagamentos de forma remota

Efetuar os pagamentos de forma digital e retirar algum produto na loja ou recebê-lo em casa é uma realidade que agrega muita facilidade.

Isso porque muitas pessoas não carregam o cartão físico com elas, mas possuem os dados registrados em aplicativos de pagamento seguros mundiais, além de permitir a compra em diversos ambientes.

Assim, dispor de uma forma de pagamento no próprio aplicativo ou parcerias com outras redes de pagamento é um grande facilitador.

Afinal, esses clientes terão a comodidade de efetuar o pagamento, quando o atendimento é feito no sistema particular, remotamente sempre que necessário.

Assim, um cliente que fez o orçamento de um clareamento dental ou precisa substituir braquetes quebrados, é possível efetuar o pagamento (ao realizar o agendamento ou após o procedimento) e retirar o produto, que nessa situação se trata de uma prestação de serviços.

  1. Prontuário digital

Lidar com odontologia necessita um controle enorme dos procedimentos que estão sendo feitos e quais os resultados que estão sendo obtidos. Afinal, é isso que determina como você prosseguirá o tratamento. 

Com isso, ter um prontuário digital é uma facilidade que já é possível, não sendo necessário mexer nos arquivos pessoais e demandar um tempo considerável para encontrar as fichas e progresso dos pacientes. Afinal, tudo estará centralizado no software.

Com esse arquivamento digital, caso o paciente volte novamente (como é o caso dos aparelhos odontológicos ou retornos mais espaçados), em apenas um clique será possível acessar o prontuário e coletar todas as informações necessárias

Além disso, ter esses arquivos na nuvem desocupa muito espaço e gera mais segurança na preservação desses arquivos, já que não estarão sujeitos à umidade ou a perda do material.

  1. Controle de colaboradores

Além de todas as facilidades aplicadas ao tratamento dos pacientes, os colaboradores também são beneficiados pelo uso de ferramentas.

O ponto eletrônico já é uma realidade que otimiza diversos processos e rotinas, e essa pode ser uma realidade no seu consultório. 

Além de não poder ser manipulado, já que é registrado de acordo com o horário registrado nas máquinas, traz um controle na palma das mãos e em formulários práticos, que podem ser encaminhados diretamente para a nuvem, por exemplo.

Com isso também é possível centralizar etapas distintas, com profissionais diferentes ou em unidades diversas, como na realização de exames de raio-x, que podem ser monitorados ou enviados para a unidade de tratamento responsável.

Mais ainda, é possível “delegar” as tarefas, que podem ser marcadas e o com definição de tempo para conclusão.

A melhor parte de adotar esse tipo de software no seu consultório é que você já ficará à frente do seu tempo, podendo priorizar as atividades que trazem mais retorno ou que tratem diretamente com o paciente – otimizando todo o seu processo.