Homem modelo

Streetwear: Como aderir esse estilo ao seu guarda-roupa

Diversos

Inspirado no hip hop de Nova Iorque, no skate e surf da Califórnia, o Streetwear é casual, urbano e autêntico. É comum vestimentas de moletom, camisetas de esportes e modelagens oversized (tamanhos maiores que o corpo).

O Streetwear não é somente um estilo. É um movimento cultural e artístico que vem ganhando força por meio de grandes personalidades que o abraçaram. Entre os vários nomes, estão os cantores Travis Scott, Justin Bieber e Billie Eilish.

Fazer combinações não é tão difícil, já que são peças rotineiras. Entretanto, há elementos curingas de se ter no guarda-roupa que podem ajudar a adotar esta maneira de se vestir.

Continue conosco para saber como aderir a esse estilo e quais são os itens indispensáveis de se ter dele.

Quais são as peças essenciais de Streetwear?

Adaptar esse estilo ao seu armário é possível por meio de roupas que são fundamentais para a rotina, como calças, blusas e jaquetas. 

Porém, como característica do Streetwear, as vestimentas são cheias de personalidade, confortáveis e, algumas vezes, ousados.

Confira abaixo uma lista de peças essenciais para você adquirir, caso queira adotar esse estilo.

Calça Jogger

Apesar das calças jeans também estarem presentes nesse movimento, o maior destaque está para o modelo Jogger, que tem punhos nas pernas, elástico na cintura e são mais folgadas. 

Com pegada esportiva, esta roupa é confortável e pode ser encontrada em diversos tecidos, como moletom e sarja. 

Esse tipo de roupa é fácil de combinar e pode ser encontrada em tons básicos, como preto, cinza e branco, ou coloridos, como rosa, azul e verde.

Cropped

As blusas cropped (cortadas) são mais curtas e podem ser mais justas ou mais largas no corpo, conforme o modelo escolhido.

É essencial ter peças deste tipo, pois possibilitam diferentes produções e combinam com calças, saias e shorts, entre outras opções.

Roupas desse modelo são encontradas em diferentes materiais, podendo ser de moletom, malha e tricot, e em várias cores e estampas.

Camisa de baseball

As camisas de baseball são essenciais para quem deseja aderir ao Streetwear. Suas peças-chave mostram personalidade, estilo e praticidade.

Essas peças são inspiradas nos times desse esporte, possuindo símbolos e estampas marcantes. Além disso, a mistura de cores é comum nessas vestimentas, na qual as mangas são de uma cor e o restante da camisa de outra.

Estampas

As estampas estão presentes no movimento Streetwear. Quem deseja diversificar o armário pode optar por vestimentas camufladas, com referências a esportes — como skate e surf —, desenhos, personagens e frases.

Além dessas modelagens, aposte em itens coloridos. Este é o momento de ousar e criar produções diferentes. A partir deles, é possível elevar o look e deixá-lo mais autêntico.

Jaqueta e calça corta vento

Quer continuar com estilo nos dias frios? Tenha ao menos uma jaqueta e uma calça corta vento em seu armário. As peças ajudam a proteger contra fortes ventanias e são confortáveis para a prática de esportes ao ar livre, como correr e andar de bicicleta.

Essas peças são encontradas em diversas cores e estampas e permitem que você utilize outras roupas por baixo para se aquecer nas estações frias.

Bermudas

As bermudas são itens indispensáveis tanto para dias quentes quanto para a prática de exercícios físicos. Elas asseguram comodidade, conforto e praticidade.

São peças facilmente encontradas em tecidos de moletom, suplex e malha.

Oversized

Seja em vestido, camiseta ou jaquetas, a modelagem oversized está presente no Streetwear. 

Sinônimos de conforto, essas roupas são maiores, mais largas e sobram no corpo, dando liberdade para movimentos.

Essas peças podem ser usadas junto com calças ou shorts justos ou com modelos mais soltos. 

Acessórios

Funcionam como complementos e dão ainda mais personalidade para os looks. Entre os acessórios mais usados, estão meias, óculos, shoulder bag — bolsa de ombro, aquelas menores — e bonés, disponíveis em diversas cores e estampas.

Anéis, colares e pulseiras são itens que deixam o estilo mais feminino, moderno e chique.

Tênis

Ainda que não sejam peças de roupa, os tênis são essenciais para um armário Streetwear. 

Esse tipo de calçado é a “cereja do bolo”, finalizando os looks com personalidade e representatividade. Não servem apenas para proteger os pés, mas também para combinar com o restante da produção.

Grandes marcas estão entregando tênis diferenciados com assinatura de artistas e celebridades, auxiliando o crescimento desse movimento, assim como a sua popularidade.

Como aderir o Streetwear ao seu guarda-roupa?

Afinal, é necessário comprar roupas novas e esquecer as antigas? Caso você esteja querendo abraçar esse movimento, não precisa fazer isso de uma vez só.

A mudança de estilo pode ser gradual. Ou seja, não descarte todo o seu vestuário atual. Mesmo que os itens do Streetwear tenham personalidade forte, eles são parte da nossa rotina. Então, provavelmente as peças que você já tem podem combinar com novas que obterá com o tempo.

Assim, você constrói o seu novo estilo. Adaptando suas roupas antigas e adquirindo outras. Comece pelas que foram citadas neste artigo, pois elas são indispensáveis.

Outra maneira de começar a adotar o Streetwear é por meio dos acessórios. Mescle pulseiras, anéis e bonés com as peças que já possui. Fazendo a transição aos poucos, é mais fácil mudar o guarda-roupa.

Esse movimento é baseado em criatividade, autenticidade e personalidade. Com isso em mente, olhe para as roupas que já tem de forma diferente. Busque combinações ousadas.

Gostou dessas dicas de como aderir ao estilo Streetwear? Compartilhe este artigo com amigos e familiares que também podem se identificar com a moda urbana.