Casal apaixonados

Tipos de roupas que combinam com alpargatas

Diversos

Muita gente ama as Alpercatas. Mas elas são divisoras de opinião. Há quem as detesta. Porém,  uma coisa não dá para negar, é ela que vem em mente quando pensamos em um calçado confortável e discreto para se usar nas estações mais quentes. 

Elas vão bem com jeans, vestidos, shorts e ficam incríveis em quase qualquer combinação.  Além disso, também são extremamente confortáveis ​​para fazer muitas caminhadas, sendo o calçado ideal para viagens, passeios e entrar na primavera e no verão com eles. 

Todos os estilos podem usar e abusar das alpercatas, até porque existem modelos variados que agradam a muitos públicos diferentes. O conforto e enorme gama de cores são os principais atrativos para os usuários. 

Dá para ter uma coleção desses calçados e usar vários estilos diferentes, adaptando-se a diferentes ocasiões no dia a dia.

Qual a história das Alpercatas?

No que diz respeito às sandálias , as alpercatas são mais antigas do que a maioria. As sandálias prontas para o verão têm fortes ligações com a cultura basca e, ao longo do século 13, foram usadas por todos, desde a infantaria do rei de Aragão até padres e operários. 

A dança nacional catalã, a Saradana, também clamava por um tipo específico de espadrille naquela época: a “espardenya”, que ficou conhecida por suas tiras nos tornozelos.

E quanto ao nome? Acredita-se que “alpercatas” seja derivado de “esparto” – o tipo de planta agulhada que, antigamente, era queimada e depois trançada para criar as solas dos sapatos – embora agora sejam conhecidos por serem fixados em juta trançada ou cânhamo.

Tipos de alpercatas

As alpargatas são ideais para climas tropicais e de verão devido à sua elegante corda de juta e ao fato de que muitas alpercatas são abertas, mas também podem ser fechadas e arejadas. 

Também são comumente considerados sapatos femininos, mas essa é uma presunção injusta; muitas opções de sapatos alpercatas elegantes estão disponíveis para homens.

Abaixo estão alguns tipos comuns de alpargatas:

  • Sapatilhas ou sapatilhas
  • Mules
  • Slip-ons
  • Cunhas

Desses estilos de calçados, as cunhas de alpercatas tendem a ser o estilo mais popular – e por um bom motivo. Uma sola de juta faz com que as cunhas das alpercatas tenham um suporte incomparável e um arco natural em comparação com os saltos regulares. 

Outra vantagem das cunhas de alpercatas é que elas mostram mais do desenho de tranças de juta do que sapatilhas, mules e sapatilhas.

Independentemente do estilo de calçado que você escolher, de um modo geral, as alpercatas clássicas são utilizadas em ambientes casuais. Mas, graças à diversidade de tecidos e tiras que podem ser semeados na juta, é fácil vestir saias, vestidos e macacões trocando chinelos por alpercatas. 

Por exemplo, uma sandália alpargata com alças prateadas combinaria perfeitamente com um vestido de verão para um casamento na praia.

Algumas alpargatas têm revestimentos de couro ou camurça em vez de tecido, oferecendo uma aparência um pouco mais formal que pode ser apropriada para determinados ambientes de escritório.

Alpercatas hoje: estilo e como usá-las

Agora que você tem uma compreensão de sua história, pode estar se perguntando como usar alpargatas. O que torna as alpargatas tão versáteis é que elas podem ser enfeitadas ou enfeitadas. São um calçado essencial para quem quer adicionar estilo ao seu guarda-roupa de primavera e verão.

As alpargatas são sapatos confortáveis ​​que lhe permitirão passar o dia explorando uma cidade litorânea ou dançar a noite toda em um casamento, oferecendo apoio constante para seus pés. Expresse seu estilo de moda combinando suas alpercatas com roupas casuais de primavera e verão, como shorts, vestidos, saias, capris e jeans.

Aqui estão algumas idéias sobre como combinar sua roupa com alpercatas:

  • As alpargatas em cunha são uma excelente escolha para vestidos de verão.
Alpargatas com vestido
Fonte: Pinterest
  • As alpargatas Mule são a opção perfeita para jeans denim.
Alpargatas com jeans
  • Para um ambiente de escritório, experimente alpercatas planas com um acabamento mais sofisticado, como couro.

As alpargatas também combinam lindamente com saias e shorts.

Alpercatas com roupa social
  • Para um look peculiar e divertido, escolha qualquer estilo de alpercatas com cores e designs ousados ​​e divertidos . 
Alpargatas shotrs

Essas são apenas algumas idéias, é claro. A beleza das alpargatas é que existem maneiras quase ilimitadas de misturar e combinar. Misture-se com as tendências da moda de alpercatas tradicionais ou faça uma declaração ousada – a escolha é sua!

A tendência da moda mundial das alpercatas vai além do calçado em si. As fibras naturais trançadas combinam perfeitamente com vários acessórios para clima quente. Esses incluem:

  • Joias com aparência natural 
  •  Chapéus de palha 
  •  Sacos de vime 
  •  Bolsas com cores naturais

Essencialmente, qualquer acessório com um visual boho-chic natural vai deixar você e suas alpercatas com estilo. 

Para usar no fim de semana

Um vestido de verão estampado e um par de alpercatas de cunha, como alguns clássicos de Castañer . Isso é realmente tudo que você precisa para passar os fins de semana mais quentes do ano – sejam eles passados ​​em destinos distantes ou apenas no parque local – mas considere adicionar um chapéu de aba larga para completar o visual.

Para usar no escritório

Não reserve suas alpargatas para fins de semana e férias – escolha uma com acabamento luxuoso, como couro, e elas caberão facilmente em sua edição de roupa de trabalho. 

Experimente pegar um par de alpercatas Tory Burch e, em seguida, jogar com a estética sempre elegante da marca, vestindo-as com uma saia midi ou um par de shorts feitos sob medida, adicionando uma blusa de manga curta para completar sua roupa com um toque feminino.

Para se divertir 

Roupas vibrantes e divertidas são ideais para usar alpargatas no chão. Pegue um par em uma cor brilhante, ou com um acabamento textural inesperado (crochê, por exemplo, tem uma vibe forte de verão) e deixe-os complementar a calça estampada e um moletom com slogan. 

Sua principal inspiração por trás desse look devem ser as garotas Gucci de Alessandro Michele, são referência para qualquer pessoa. 

Não importa seu estilo, com certeza haverá uma alpercata ideal para você.