Você sabe como conseguir bolsa de estudos? Aprenda aqui

Benefícios / Governo

A educação é algo essencial ao desenvolvimento individual e da própria sociedade e isso inclui o ensino superior. Para quem sonha com o diploma universitário, saber como conseguir uma bolsa de estudos pode ser o primeiro passo em uma carreira de sucesso.

Essas bolsas são advindas das universidades particulares. Afinal, elas se voltam aos benefícios que se resumem aos descontos em mensalidades, algo que inexiste, por si só, nas instituições públicas e gratuitas.

Além disso, engana-se quem acredita que esse tipo de benefício só existe para o ensino tradicional e presencial. Isso, pois, também existem bolsa de estudos para Ead. Igualmente, existem outras que se destinam ao ensino médio e fundamental particular.

O que é uma bolsa de estudos?

Uma bolsa de estudos nada mais é que uma oportunidade. Ela corresponde a um desconto que é dado a um aluno. Esse abatimento no valor, então, pode ocorrer em relação a uma parte do curso ou, então, à parte da mensalidade.

Da mesma maneira, as bolsas podem ser integrais. Nesses casos o aluno não se responsabiliza por pagamento algum. Em outras palavras, tem a oportunidade de adquirir seu diploma em uma instituição particular sem que tenha que gastar por isso.

Portanto, antes de mais nada, as formas de como obter uma bolsa de estudos são ferramentas que democratizam o ensino. Isso, pois, é claro que não há vagas suficientes nas instituições públicas.

Com as bolsas, então, pessoas que não teriam condições financeiras de estudar em uma instituição privada em razão do valor das mensalidades podem fazê-lo. Essa ferramenta, portanto, leva a educação a novos lugares e garante o aumento do nível do mercado de trabalho e dos profissionais brasileiros.

Quais são os tipos de bolsas de estudos?

Para entender como conseguir uma bolsa de estudos é preciso, antes, compreender quais são os tipos. Existem diversas, sendo que algumas provêm de programas governamentais, enquanto outras se originam nas próprias instituições privadas.

Bolsas das instituições

A grande maioria das instituições de ensino particulares estabelece bolsas de estudo. Isso ocorre por inúmeros motivos. Um deles é a obtenção de vantagens fiscais. Da mesma maneira, com isso elas conseguem que os melhores candidatos levem o seu nome.

Ou seja, isso também atua como uma forma de propaganda para elas. Em troca de um aluno que se destaca levar o seu nome ela oferece estudos com descontos. Esses descontos, então, podem ser integrais ou parciais.

Da mesma maneira, são as instituições que escolhem, nesses casos, a forma de seleção dos alunos para as bolsas. Geralmente há a aplicação de provas com perguntas múltipla-escolha.

Por fim, cabe ressaltar que essa forma de como conseguir uma bolsa de estudos se aplica tanto para ensino fundamental e médio quanto para o superior. Por isso, são inúmeras as chances e basta consultar os processos de seleção da instituição desejada.

PROUNI

O Programa Universidade para Todos, ou PROUNI, simplesmente, é um programa de natureza federal. Ele decorre de acordos entre as instituições de ensino superior particulares e o Governo Federal.

O programa funciona da seguinte maneira: em cada processo seletivo semestral existe uma seleção especial. Ela se volta aos alunos do ensino médio público. Além disso, ocorre a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.

Assim, os alunos podem se inscrever nas universidades com essa nota. De acordo com a seleção deles, as bolsas estarão disponíveis. Elas podem ser integrais, para os primeiros lugares, ou parciais, para os demais.

Esse é um dos principais programas de como conseguir bolsa de estudos. Ele está presente em todos os estados e em milhares de instituições de ensino privado. Contudo, somente está disponível para o ensino superior.

Ainda, existe uma série de regras para participar desse programa. Elas se referem às notas no ENEM, ao local de estudos e às condições deles. Dentre elas estão:

  • O aluno não pode ter nota igual a zero na redação do ENEM, bem como deve conquistar pontuação geral mínima de 450 pontos;
  • É imprescindível que o candidato tenha feito o ensino médio em escola pública ou;
  • Curso do ensino médio em escola particular, desde que com bolsa de estudos integral.

Igualmente, essa forma de como conseguir bolsa de estudos tem alguns requisitos de renda. São eles:

  • Para descontos integrais: apenas alunos com renda familiar bruta de até 01 salário mínimo e meio por pessoa (R$ 1.650). Nesse caso, uma família com 04 pessoas pode ter renda máxima de R$ 5.600. Assim, o desconto na mensalidade pode ser de 100% do valor.
  • Bolsa parcial: por outro lado, para famílias que tenham até 03 salários mínimos por pessoa como renda, é possível conseguir bolsa de estudos parcial. Os descontos, então, são de 25% a 50% sobre o valor da mensalidade.

De qualquer forma, não perca as oportunidades de como conseguir bolsa de estudos e garanta o seu diploma de ensino superior.