Webinar: saiba tudo sobre como essa tecnologia

É proprietário de uma marca, quer se destacar no mercado e não sabe o que é Webinar? Você está fazendo isso errado. Mas podemos te ajudar a consertar este pequeno deslize de percurso. 

Nesta postagem, serviremos como uma espécie de sinalização de segurança, para que não erre e se oriente bem sobre esta nova e eficiente estratégia de marketing. Vem com a gente e saiba mais!

Mais sobre webinar

Abreviação de ‘web based seminar’ ou seminário realizado pela web, trata-se de transmitir conteúdos de diversas finalidades como educacionais ou promocionais, para que atinjam seus clientes ou potenciais leads.

Pensemos então que uma empresa de desengraxante alcalino pretende explicar sobre os novos produtos e processos. Faça workshops e palestras com o webinar. Colaboradores e gestores terão suas vozes e conhecimentos propagados e você gastará pouquíssimo.

Entenda o funcionamento do webinar

Pode-se gravar um conteúdo e lançá-lo em horários atrativos para quem deseja assistir (por isso é importante entender o mercado). Porém, para conversões expressivas, vale o investimento em lives. 

As vantagens são várias, já que o ‘apresentador’ pode responder perguntas, fazer promoções, lançar novidades exclusivas, expôr um QR Code para acesso direto ao site ou às redes sociais e etc. Basta usar a criatividade.

E quais as ferramentas necessárias para um seminário de qualidade?

  • Uma plataforma (YouTube Live, Go To Webinar, Google Hangouts ou outros);
  • Câmera profissional ou mesmo do celular;
  • Microfones;
  • Iluminação.

Vamos colocar em prática

Antes de apertar o ‘play’, o time responsável pelo webinar deve pautar assuntos que gerem engajamento e, consequentemente, prendam atenção do público (gerando leads). Além disso, deve-se:

  • Crie um roteiro. Pois ele facilitará esta caminhada, como se tivéssemos colocado  um piso industrial de excelente qualidade.
  • Insira diversos materiais visuais como infográficos, vídeos e etc. Isso diversifica a maneira de ‘contar a história’ e deixa tudo menos burocrático;
  • Escolha um apresentador desenvolto e com boa dicção;
  • Divulgue seu webinar não só nas redes sociais, mas num CTA dentro de sites e blogs, em landing pages para cadastro dos interessados e futuros e-mails com lembretes e em outras mídias como rádios e jornais.

Depois do webinar

Todo o pré-webinar é cansativo, exaustivo e tenso. Nada pode dar errado e o time inteiro se desdobra para dar o melhor. Depois de alcançar o sucesso almejado e ver o feedback positivo de todos à sua volta, além de mais leads e clientes satisfeitos, é hora de se tornar autoridade no assunto.

Analise outros conteúdos dentro da temática, entre em contato com profissionais referência e já construa os passos para um segundo encontro. Fazer isso com boa periodicidade, mostrará a força e a presença de sua marca.

Dentre as empresas que utilizam a ferramenta há tempos estão a Sales Force, a Mary Kay, a Hootsuite e a HSM Educação Executiva, só para citar algumas.

E depois de tudo isso exposto, você pretende mesmo ficar de fora e ver sua concorrência faturar alto? Acho que não! Gostou da postagem? Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos e familiares.